do Amor: as estações do ano

Não sei dizer qual a minha Estação do Ano favorita. Acho que nunca soube.
Acho que sempre escolhi o Verão, por ser a estação do meu aniversário e de tantos outros, por trazer as férias, o sol, a praia, o calor. Mas bastou-me pouco para desencantar momentos únicos em todas as outras estações e passar a ser uma indecisa.

Adoro o Verão, disso não tenho qualquer dúvida. 
Como boa filha desta linda cidade, adoro a praia, o sol e o mar. Adoro passear à beira-mar, adormecer ao sol (com protector solar!) e passar tanto tempo quanto possível no mar, no nosso querido e gelado Atlântico.
Adoro de paixão o nosso pôr-do-sol no Verão e acredito piamente que não há nenhum como este, o nosso. Filho da sortuda locailzação, aqui, em Aveiro, o sol põe-se mesmo à nossa frente. Fiquei chocada quando, lá em baixo, em Lisboa e no Algarve, o sol punha-se assim um bocado de banda, lá atrás das rochas ou por trás daquele pedaço de mundo ali. Aqui, em Aveiro, não. Põe-se aqui mesmo à nossa frente, desce maravilhoso nuns magníficos minutos mágicos, de cores sempre diferentes e trazendo a calma mais dançante do mundo. E isso, só há aqui. E no Verão.
E é por isto que adoro o Verão.

Mas também adoro o Inverno. 
Adoro andar toda encasacada, sempre enrolada em cachecóis e gorros! Luvas não é muito a minha cena. Não consigo existir em paz com calor nas mãos e, não raras vezes, acabo no mundo de mãos descobertas, independentemente da temperatura. Mas, de resto, sou uma óptima invernante!
E, claro, gosto ainda mais do Inverno desde que o passei na Polónia, desde que vi nevar pela primeira vez, desde que acordei para um sem fim de telhados brancos, desde que caí na neve e achei que, fora o susto, tinha sido uma queda bastante suave (bem mais suave do que cair num chão nu).
Adoro aquela semana entre o Natal e o Ano Novo, em que, lá em casa, nos mudamos temporariamente para a “sala do padre” (porque só a usamos no Natal e na Páscoa). Acendemos a lareira todos os dias, montamos o sofá-cama e ficamos ali, eternamente, a ver filmes clássicos e todos os Harry Potters possíveis (e a Casa dos Segredos xD ), a comer os restos do Natal, fazer do cházinho quentinho um alimento quase substancial e a desejar que aqueles dias durem para sempre. E é por isto que adoro o Inverno!

Não obstante, também sempre adorei a Primavera.
A ideia de andar só com um casaquinho leve derrete-me por dentro! E as flores? Bem, essas fazem de mim um criança de 5 anos e cada vez que as vejo florir! Soa a tremenda panisguice, mas é isso mesmo que é! Sou uma panisgas incurável durante a primavera e aqueles primeiros raios de sol quentes na montanha fazem de mim a pessoa mais feliz à face da terra e dias há em que quase choro só por ver a sombra desaparecer dos montes. É um bocado parvo, mas é verdade!
Adoro a temperatura amena e a instabilidade meteorológica, os pólens no ar e os bichos da casca a saltar! Adoro de paixão o planeta a desabrochar numa imensidão de vida e verde sem fim!
E é por isto que adoro a Primavera!

Mas, tenho de confessar: sou completamente apaixonada pelo Outono.
Sempre adorei a ideia de um Outono de cores quentes – castanhos, vermelhos, laranjas e amarelos a dançar por todo o lado. Mas sempre foi apenas isso que adorei: a ideia. E a ideia bastava-me para esperar esta estação em êxtase.
Foi no ano passado, então, que vivi o Outono mais bonito da minha vida, aquele que sempre tinha esperado e sempre tinha imaginado. Não, foi melhor do que esse. Não sei se conseguem imaginar, mas a Polónia fica coberta daqueles tons outonais que só se vêem nos filmes ou nas fotografias que ganham prémios. Aqueles milhares de árvores de folha caduca transformam-se num imenso sonho de cores quentes, a começar a contrastar com as temperaturas que arrepiavam os ossos e deixavam o pingo no nariz (well, este nem apareceu muito porque aquilo lá é super seco). Foi o Outono mais Outono que já experimentei e foi lindo de morrer!
Mas, vá, antes de o viver já sonhava com ele. Para completar a adoração concreta do Outono possível de viver em Portugal, sempre adorei as tradições outonais: o regresso à escola/faculdade, aos escuteiros, o conhecer pessoas novas e comprar coisas novas (material escolar e casacos, se necessário, weeee!), o São Martinho e as castanhas assadas, os Magustos a virarem terrenos de guerra de gente pintalgada de carvão e o regresso a tanta coisa que nos (me) faz feliz!
E é por isto que adoro o Outono!

Bem podem ver, para mim, é uma decisão mesmo difícil. Para sorte minha, posso adorar o ano inteiro!
E adoro adorar!

Leave a comment